Bem vindos!

Este espaço visa compartilhar experiências profissionais de Serviço Social na área de saúde.

Considerando-se a grande diversidade e dinamicidade das expressões da questão social, a troca de vivências profissionais tem relevante papel no intuito de qualificação da assistência prestada e na construção do projeto ético-político sintonizado com os anseios de igualdade e de justiça social.

Veja também as seções de apresentações em Power Point, dicas de filmes, sites e bibliografia.Se possível, deixe seu comentário. Ele, certamente, contribuirá para melhorar o espaço e catalizar o potencial para outras iniciativas.

Se desejar, entre contato pelo e-mail ou add no MSN, Facebook, Twitter ou Orkut.

Um grande abraço.

Tereza Cristina





terça-feira, 21 de outubro de 2008

Abaixo assinado pela jornada de 30 horas semanais para o Assistente Social

Assine o Abaixo assinado pela jornada de 30 horas semanais para o Assistente Social!

Valorize o trabalho do assistente social, o qual necessita de fundamentação teórico-metodológica e capacitação continuada.
No endereço http://www.abaixoassinado.org/abaixoassinados/1064 , é possivel assinar um abaixo-assinado a favor do projeto de lei nº 1890/07 que dispõe sobre as 30 horas de trabalho para os assistentes sociais.
Vamos assinar!

sábado, 18 de outubro de 2008

Só pra descontrair... rs

Uma Assistente Social desceu os portões do inferno e foi admitida.
Mal havia chegado já estava insatisfeita com o baixo nível de higiene e de saúde das pessoas no inferno.
Logo começou a fazer projetos e várias ações para coibir aquele caos.
Pouco tempo depois já não havia no inferno o insuportável mau hálito nas pessoas. Ninguém mais reclamava de dores e mal estar, os banheiros tinham higiene e sala de repouso e, por conseguinte, estavam mais limpos e cheirosos.As pessoas eram orientadas sobre hábitos de vida e prevenção de doenças. Eram acompanhadas através de análises diárias e com controle de satisfação e exames físicos.
A Assistente Social era muito popular por lá.
Um dia, São Pedro chamou o diabo ao telefone e perguntou, ironicamente:
- E então, como estão as coisas aí embaixo?
E o diabo respondeu:
- Uma maravilha! Agora aqui todos se beijam, sorriem uns aos outros, não existem doentes, queixosos, as pessoas estão mais felizes... se alimentando melhor... Isso sem falar no que a nossa Assistente Social está planejando para breve!
Do outro lado da linha, surpreso, São Pedro exclamou:
- O quê ?! Vocês têm uma Assistente Social aí ? Isso foi um engano! Assistentes Sociais nunca vão para o inferno. Mande-a subir aqui, imediatamente!
O diabo respondeu:
- Sem possibilidade! Eu gostei de ter uma A.S. e continuarei mantendo-a aqui.
São Pedro, já mais irritado, fala em tom de ameaça:
- Mande-a para cá agora, ou tomarei as medidas legais necessárias.
Eis que o diabo soltou uma gargalhada:
- Hahahaha!
- Onde você vai arrumar um Advogado? Estão todos aqui...
Brincadeirinha... com todo o respeito com os advogados conscientes da importância de sua função social!

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

"De coração pra coração"



Há um ano, a equipe multiprofissional do Serviço do Coração, sob a coordenação da assistente social e das psicólogas, desenvolve a atividade grupal com pacientes submetidos à cirurgia cardíaca no HGB. Trata-se de uma ação de suporte profissional aos pacientes no pós-alta, visando oferecer orientações voltadas para a prática de hábitos saudáveis e, conseqüentemente, para a melhor qualidade de vida.

Entrando numa nova fase, a equipe buscou melhorar o formato do grupo, tanto na abordagem, buscando maior interatividade, quando na visibilidade e organização.
Para isso, foi feito uma votação entre os profissionais do Serviço do Coração, incluindo os de níveis médio, para escolha do nome do grupo.

Entre 63 votantes, foi escolhido como nome "De coração para coração", o qual obteve 29 votos. Outros nomes sugeridos foram:

Viva a vida! - 13 votos
Bate, bate coração - 11 votos
CoraçãoAção - 07 votos
Grupo PAPOS - 03 votos.

A equipe organizadora elaborou uma programação anual e um folder a ser entregue aos pacientes durante o protocolo de alta. Será providenciada ainda a elaboração de cartazes, no intuito de melhorar a visibilidade e divulgação das atividades.

Esperamos, nesta nova fase, consolidar a iniciativa, a qual foi avaliada como totalmente bem sucedida no ciclo anterior.

Veja a programação anual:

14/10/08 – “A qualidade de vida após a cirurgia cardíaca”. Alfredo Brasil – Chefe do Serviço do Coração.
11/11/08 – “O uso correto dos medicamentos” . Elisabete Mesquita e Clara Regina Oliveira – enfermeiras do Serviço do Coração.

09/12/0 – “Fatores de risco das cardiopatias”. Ana Patrícia – médica do Serviço do Coração.

10/02/09 - “Alimentação saudável”. Elaine Figueiredo; Maria da Penha Vido e Vivianne da Motta - nutricionistas do Serviço do Coração.

10/03/09 - “Atividade física após a cirurgia cardíaca e angioplastia”. Liliane Souza; Daniele Couto e Juliana Flávia Oliveira - fisioterapeutas do Serviço do Coração.

14/04/09 - “Direitos sociais e saúde” . Tereza Cristina Silva – assistente social do Serviço do Coração; Carla Wirz e Thiago Oliveira - acadêmicos de Serviço Social do Serviço do Coração.

12/05/09 – “Lidando com as emoções” . Cláudia de P. Pereira e Teresa Cristina de M. Silveira – psicólogas do Serviço do Coração.

09/06/09 – Passeio: Sítio Burle Marx. (Guaratiba – Rio de Janeiro/RJ) - Saída às 10 horas do HGB.

14/07/09 – Avaliação do grupo pelos usuários.


GALERIA DE FOTOS:

"Nada que VIVE, vive só ou pra si..."

"Dia do assistente social" - maio de 2008

"Envelhecimento humano e cidadania da pessoa idosa"