O GRUPISCO - Grupo de pacientes internados no Serviço do Coração encontra-se num estágio inicial. Trata-se de uma iniciativa do Serviço Social no sentido de propiciar um espaço de reflexão e de interação entre os usuários, visando a compreensão sobre os diversos aspectos presentes no processo de adoecimento e de hospitalização, bem como a identificação de situações que possam demandar o acompanhamento individual pelo Serviço Social.
Basea-se na compreensão de que o adoecimento está vinculado ao processo que abrange todo o contexto da vida cotidiana e não apenas ao risco individual. Entende-se assim, que tal processo apresenta características multifacetadas, integrando aspectos físicos, mentais, ambiental, pessoal e social.
O caminho metodológico concorre com as estratégias que potencializem a transformação individual e coletiva dos usuários socialmente inseridos no mundo, ampliando sua capacidade de interpretação crítica da realidade social e de responsabilidade e autonomia com o cuidado e proteção com o corpo, bem como com as ações de promoção à saúde, estas intrinsicamente relacionadas à implementação e ampliação dos direitos sociais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário