Bem vindos!

Este espaço visa compartilhar experiências profissionais de Serviço Social na área de saúde.

Considerando-se a grande diversidade e dinamicidade das expressões da questão social, a troca de vivências profissionais tem relevante papel no intuito de qualificação da assistência prestada e na construção do projeto ético-político sintonizado com os anseios de igualdade e de justiça social.

Veja também as seções de apresentações em Power Point, dicas de filmes, sites e bibliografia.Se possível, deixe seu comentário. Ele, certamente, contribuirá para melhorar o espaço e catalizar o potencial para outras iniciativas.

Se desejar, entre contato pelo e-mail ou add no MSN, Facebook, Twitter ou Orkut.

Um grande abraço.

Tereza Cristina





segunda-feira, 16 de junho de 2008

15 de maio: "Dia do assistente social"



O "Dia do assistente social" - 15 de maio, pode apenas ser considerado como uma data simbólica. Mas, para estes profissionais que assumem, cotidianamente, o compromisso de defesa, ampliação e consolidação dos direitos sociais, representa o momento de reafirmação de seu projeto ético-político pautado na busca por uma sociedade de igualdade e de justiça social.

Segundo a definição do CRESS 7a. região (Conselho Regional de Serviço Social), o assistente social realiza um trabalho essencialmente sócio-educativo e está qualificado para atuar nas diversas áreas ligadas à condução das políticas sociais públicas e privadas, tais como planejamento, organização, execução, avaliação, gestão, pesquisa e assessoria.

O seu trabalho tem como principal objetivo responder às demandas dos usuários dos serviços prestados, garantindo o acesso aos direitos assegurados na Constituição Federal de 1988 e na legislação complementar.

Para isso, o assistente social utiliza vários instrumentos de trabalho, como entrevistas, análises sociais, relatórios, levantamento de recursos, encaminhamentos, visitas domiciliares, dinâmicas de grupo, pareceres sociais, contatos institucionais, entre outros.

O assistente social é responsável por fazer uma análise da realidade social e institucional, e intervir para melhorar as condições de vida do usuário. A adequada utilização desses instrumentos requer uma contínua capacitação profissional que busque aprimorar seus conhecimentos e habilidades nas suas diversas áreas de atuação.


A equipe de Serviço Social do HGB vem construindo um caminho bastante positivo. Reforçada com a admissão recente de vários assistentes sociais, busca redefinir o projeto de intervenção na unidade, a partir de um esforço coletivo e organizado.

O evento comemorativo do "Dia do assistente social", o qual enfatizou a análise da atual política de saúde e do papel do Serviço Social neste contexto, representou um passo inicial vitorioso.



Há ainda muito caminho a ser percorrido. Mas, estamos construindo um bonito trajeto.

Parabéns, assistentes sociais!


Um comentário:

Anônimo disse...

EU FICO MUITO FELIZ C/ A PREOCUPAÇÃO DE TODOS VCS, PELA SEGURANÇA DE TODAS AS CRINAÇAS Q SÃO DEVIDAMENTE ESPANCADAS, ESTRUPADAS E TOTALMENTE VIOLENTADAS, PARABÉNS À TODOS OS ASSISTENTES, FICAM NA SANTA E GLORIOSA SANTA PAZ DE DEUS, EU VOU SEMPRE ESTAR ORANDO POR TODOS VCS.

GALERIA DE FOTOS:

"Nada que VIVE, vive só ou pra si..."

"Dia do assistente social" - maio de 2008

"Envelhecimento humano e cidadania da pessoa idosa"